top of page

Restaurantes em Coimbra: onde comer na Baixa


Zé Manel dos Ossos

Um dos lugares em Coimbra que tem fila na porta para entrar. O Zé Manel dos Ossos é uma tasca bem pequena, com apenas seis mesas e paredes cobertas com pedaços de guardanapo com recadinhos de clientes antigos. O dono, Mário, está sempre por lá recebendo todo mundo, fazendo piadas e dando boas sugestões.

No cardápio, iguarias como feijoada de javali, barriguinhas de porco, peixes de rio grelhados na brasa, além, claro, dos famosos ossos (de porco, cozidos e muito temperados) que dão nome ao restaurante. Eu levo todas as pessoas que eu conheço lá, e recomendo fortemente que você vá! Venha me agradecer depois nos comentários. Os pratos individuais custam entre 8 a 11 euros.

O grande truque para não passar uma hora na fila é chegar 15 minutos antes do horário de abertura – que é 12h30. Como a maioria dos lugares em Coimbra, o Zé Manel fecha aos domingos.


A Cozinha da Maria

Eu descobri esse restaurante quando a fila do Zé Manel estava muito grande, já que fica a poucos metros dali. A comida da Cozinha da Maria também é deliciosa e o ambiente é mais arrumadinho.

Há vários pratos tradicionais portugueses com bacalhau ou porco. Eu recomendo a Bochecha de Porco, que é muito saborosa. Os pratos são um pouco mais caros, entre 11 e 15 euros.


Fangas Mercearia Bar

Coimbra tem muitos, mas muitos, endereços que servem tapas. Basicamente, são pratos pequenos ou médios de tradições portuguesas, que custam entre 3 e 10 euros. O Fangas foi uma das primeiras casas do tipo que eu conheci. Ali você não vai bater um pratão no jantar, mas pode compartilhar com os amigos porções bem gostosas de petiscos típicos como alheira, farinheira, cogumelos e tomate recheado.

A carta de vinhos é bem variada, com bons preços. As sobremesas também são muito boas. Outro detalhe legal é que fica numa rua meio escondida na Baixa, de forma que nunca fica lotado e pouco turistas acham o local.

Dux 

O Dux é um dos meus lugares favoritos em Coimbra para encontrar as amigas à noite. Há sempre boas opções do que comer e beber. O cardápio tem alternativas mais contemporâneas das especialidades portuguesas, divididas entre delícias do mar, da terra, saladas e pratos, que variam entre 3 a 15 euros. Além da carta de vinhos muito boa, também servem cervejas, gins e sangria. Convém fazer reserva.

Além dos dois endereços de tapas, eles também abriram um café e um bistrô em Coimbra. Nunca experimentei. 






 





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%

Alugar um carro em Portugal costuma ser um excelente negócio. Além de permitir que o viajante chegue a vários lugares do interior do país que não são alcançáveis de transporte público, ainda tem a que

Comments


bottom of page